Prova SOMA 2018 será realizada na ECITEC

Nossa equipe conversou com ela para saber mais sobre a prova (Foto: Mary/ECITEC NEWS)
Os alunos dos 9° e 3° anos da Escola Cidadã Integral Técnica Enéas Carvalho realizarão a prova SOMA nos dias 11 e 12 de setembro. Em breve, lançaremos uma matéria explicando melhor sobre a referida prova. Confira como foi nossa entrevista com a Coordenadora Glória Leite, em relação à expectativa da mesma com o desempenho dos alunos: 

ECITEC NEWS: Qual é o objetivo da prova? 

 Glória - A prova tem o objetivo de mensurar a pro eficiência de Português e Matemática no 5º ano do fundamental, que aqui na escola nós não temos, então a gente só fica com o público do 9º ano do fundamental e dos 3º anos do Ensino Médio. 

ECITEC NEWS: Por que apenas as turmas de 9º e 3º anos realizarão a prova? 

 Glória - Justamente para medir como foi que eles(os alunos) evoluíram, como eles estão saindo do ensino fundamental 2 para o ensino médio, como eles estão saindo do ensino médio para o ensino superior... Então, é realmente uma avaliação da educação básica como um todo, nos dois segmentos. 

 ECITEC NEWS: Como se encontra, atualmente, o IDEB da escola? 

 Glória - Dos 9º anos a gente tem a média de 1.98, é muito abaixo da expectativa. E do ensino médio 2,41, ou seja, 1,9 e 2,4. A meta da educação é nota 4. A nossa meta projetada, como a gente não vai conseguir alcançar de uma hora pra outra, tem que ter um nivelamento. Na educação, nada é de imediato, sempre são passos curtos... A meta é 4,34 para os 9º anos e 3,9 para os 3ª anos.

 ECITEC NEWS: Por que as provas SOMA incluem sempre as disciplinas de Português e Matemática? 

Glória - Porque são as duas disciplinas básicas. Se a gente tem um bom aperfeiçoamento, um bom andamento em Português, então nós conseguimos interpretar textos, conseguimos depreender dados desse texto e isso ajuda nas outras disciplinas, como de humanas: História, Geografia... É mais algo de interpretação. E Matemática também, porque ela é a básica de todas as exatas, de Física, de Química e das Ciências da Natureza também. 

 ECITEC NEWS: Vai haver revisão dos assuntos que poderão cair na prova? 

 Glória - Sim, a proposta é a gente fazer um simulado. Como estamos num rodízio, a gente vai fazer na sexta-feira para os alunos do Ensino Médio e dia 03, eu vou ver se vou deixar para o dia 04, que é o dia da avaliação semanal para as turmas dos 9º anos. Justamente é um Simulado do IDEB, da prova SOMA que a gente vai tirar do link da plataforma. 

ECITEC NEWS: Qual a expectativa da escola para o desempenho dos alunos? 

 Glória - Olha, os professores estão animados, viu. Porque, antes, a gente era o ensino regular, então a gente tinha poucas aulas. Hoje, o 9º ano está tendo praticamente 8 aulas de português. São 6 aulas de português e 2 aulas de leitura e produção textual, que não deixa de ser aula de português também. E para o médio, a gente tá vendo que as turmas dos 3º anos é a que têm um bom andamento, tanto nas redações como nas interpretações de texto. Lógico que tem uma que às vezes se sai melhor que a outra, mas para o geral, a gente está bem confiante.

ECITEC NEWS: Qual a importância de fazer esta avaliação? 

Glória - Primeiro, a gente está aqui na escola com o intuito de aprendizagem. Tem pessoas que acreditam que o intuito de fazer esta prova é de se agregar, de separar a educação de quem tá indo bem e de quem não tá indo. Mas, como não é uma “peneira” como ENEM, então eu creio que seja uma preparação para as “peneiras” externas.

ECITEC NEWS: Os professores estão envolvidos nesta avaliação? 

Glória - Estão. Os que estão mais na frente, eu posso falar que são os 2 coordenadores de área. No caso da área de linguagens é o professor Oséas, e na área de exatas é o professor Gustavo, porque eles conseguem movimentar a área em prol dessas atividades. Sexta-feira passada, a gente teve uma aula de apresentação do IDEB para os 9º anos. Responderam 3 perguntas, de uma forma geral, de Português e 3 perguntas, de uma forma geral, de Matemática, em que os professores mostravam passo a passo e tentaram motivar os alunos, dizer que eles são capazes. 

Créditos à: Maria das Graças (repórter), Jonata Silva (Captação de áudio) e Maryh (imagens). Revisão de texto: Sillas Barbosa.
Prova SOMA 2018 será realizada na ECITEC Prova SOMA 2018 será realizada na ECITEC Reviewed by ECITEC NEWS on domingo, setembro 02, 2018 Rating: 5

Teste Teste Teste Teste