Prova SOMA/IDEPB será realizada neste mês de setembro

Saiba como será aplicada a prova

(Imagem: Governo da Paraiba/ECITEC NEWS)
Nos dias 11 e 12 de setembro, será aplicada na ECIT Enéas Carvalho as avaliações SOMA aos 9º e 3º anos, respectivamente. A importância dessa prova é baseada no fato de que o governo pretende, assim, avaliar a aprendizagem nas escolas. A meta da SOMA é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos 219 municípios que aderiram ao programa. De acordo com o IDEB paraibano, no ano de 2015 podemos obter os indicadores de aprendizado e fluxo (aprovação) por município, ficando em destaque o município de Água Branca com média de 6,0 na aprovação da SOMA. Nosso município de Santa Rita se encontra com média de 3,7 na realização da prova. A equipe coordenadora da ECITEC, juntamente com o corpo de professores estão confiantes do resultado, pois se mostra eficaz o modelo do ensino integral. A Diretora da Escola, Michelina Moura, concedeu uma entrevista à equipe do ECITEC NEWS, ressaltando a importância da aplicação da referida avaliação:


ECITEC NEWS: Quais os avanços na aprendizagem e na qualificação dos professores? 

Michelina: Hoje, o Governo da Paraíba investe muito em formação. Antes do professor vir para a sala de aula, ele passa por formação. Ele se prepara tanto na teoria, para quando chegar na prática, poder fazer um excelente trabalho. Então, assim, a qualificação dentro das escolas, principalmente na nossa que é Escola Cidadã Integral, ela é contínua. É diretamente. Inclusive, até nesse segundo semestre, nosso trabalho é todo voltado em cima desse trabalho que vocês estão conversando comigo, que é o IDEB/SOMA no Estado da Paraíba, onde vamos trabalhar no Ensino Fundamental I os 5° anos, no Ensino Fundamental II os 9° anos e no Ensino Médio os 3° anos. 

 ECITEC NEWS: Como é a prática da interdisciplinaridade na ECIT Enéas Carvalho? 

Michelina: Nós procuramos trabalhar envolvendo a parte de Exatas e Humanas. Também procuramos trabalhar Linguagens, junto com Exatas e misturamos as matérias e pudemos fazer da seguinte forma: desenvolver o aprendizado do aluno, tanto na matéria de Inglês, juntamente com a matéria de Português, em que ele procurasse a trabalhar mais a leitura. Na parte de Matemática, também misturamos Química e Física para que os alunos tivessem um bom raciocínio no momento da prova de Matemática. 

ECITEC NEWS: Como tem sido o apoio da gestão na parte pedagógica, oferecendo recursos e incentivos aos professores? 

Michelina: Nós sentamos, planejamos e alinhamos da seguinte forma: preparamos material usando a plataforma com os descritores. Os descritores querem dizer o seguinte: pegamos todas as deficiências que tínhamos na matéria de Português e de Matemática, vimos onde zeramos. Porque quando fazemos a prova do IDEB, ela mostra onde você foi bom e onde você foi ruim. Vimos que em alguns descritores tínhamos zerado. Começamos a trabalhar em cima desses descritores como: gráficos, leitura, interpretação, nesses que nosso alunado tinha mais deficiência. 


Diretora Michelina Moura fala sobre a prova
(Foto: Sillas/ECITECNEWS)
ECITEC NEWS: Uma mensagem de motivação para os alunos que estão terminando um ciclo, como o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. 

Michelina: Bem, o que eu digo sempre a eles: o estudo é a base de tudo, sem estudo nós não somos nada. O estudo abre portas, consegue ultrapassar barreiras. Então, a partir do momento que chegamos, fazemos um trabalho e conseguimos conscientizar o nosso aluno que ele precisa desse estudo e ele consegue assimilar e colocar em prática, creio que, em meu ponto de vista, conseguimos o objetivo. E eu digo: estudar sempre, ler sempre e procurar se atualizar sempre! Tudo na nossa vida precisa de estudo e conseguimos. Então, eu sempre digo aos estudantes: vamos investir em nós mesmos, e para investir em nós mesmos, precisamos estar estudando! 

 Créditos à: Anne (texto); Jonathan e Natânia (Captação de áudio); Marian (reportagem); Oséas, Camilly e Sillas (revisão de texto); Salwiano (edição)



Prova SOMA/IDEPB será realizada neste mês de setembro Prova SOMA/IDEPB será realizada neste mês de setembro Reviewed by ECITEC NEWS on quarta-feira, setembro 05, 2018 Rating: 5

Teste Teste Teste Teste